quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Áreas degradadas: Pensando em ações preventivas!

              Em termos gerais, qualquer alteração causada pelo homem no ambiente, em última análise, se configura em algum tipo de degradação ambiental. Define-se degradação ambiental, como sendo “as modificações impostas pela sociedade aos ecossistemas naturais, alterando (degradando) as suas características físicas, químicas e biológicas, comprometendo, assim, a qualidade de vida dos seres humanos.”
             As áreas degradadas, “arranhadas” pela intervenção humana ofertam ao profissional biólogo o desafio de criar estratégias para recuperação e minimização dos impactos assistidos. Minha preocupação é justamente em pontuar a ideia de sermos preventivos e não curativos face ao ambiente.
Pensar na economia solidária, em agricultura familiar, na coleta seletiva e responsável do lixo, e ainda nos estudos técnicos antes de qualquer ação humana em espaços ricos em biodiversidade são posturas promissoras neste âmbito.
               Parece que falta-nos certa consciência do que realmente estamos fazendo de NOSSA CASA UNIVERSAL a qual tem rogado por políticas públicas voltadas a proteção e ao resguardo da biodiversidade e mais... e talvez o mais simples...nossa postura responsável e ética diante da Mãe Terra que gentilmente no cede espaço para nos constituirmos como seres humanos. 

 "Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante" (Albert Schweitzer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário