terça-feira, 14 de junho de 2011

MUNICÍPIOS DINAMIZARAM AS SEMANAS DE DISCUSSÃO SOBRE MEIO AMBIENTE... E AGORA?

Jéferson Martins¹

Rodrigo Dalosto Smolareck²
Ana Cristina Sapper Biermann

Acompanhamos, nesse período que se fechou a articulação ímpar de cada município na organização de sua Semana Municipal de Meio Ambiente: Tudo muito bem pensado! Negociações devidas, parcerias feitas, logística dinamizada, público alvo definido e articulado, enfim, tudo minuciosamente “cartografado”, por fim, estruturado.
E depois do fato, ou melhor, evento acontecido, cabe perguntar: E AGORA?
Minha preocupação repousa na profecia histórica que trazemos conosco enquanto seres humanos: muito discurso e pouca ação é o que chamamos no meio acadêmico de “dicotomia”.
Penso que pelas sinalizações planetárias, advindas de tantos pontos geográficos urge a necessidade de sermos mais táticos no tocante a situação do ambiente. Acontece que “ler os sinais” é penas o primeiro passo, em seguida o “ posicionamento estratégico” o qual nos desafia a agirmos de maneira a pensarmos na prosperidade social partindo de ações sustentáveis. 
 Recordo-me, nessa ocasião das palavras de um pensador muito conhecido que passei a admirar  quando estudei seu entendimento de educação para a vida. Disse certa vez Paulo Freire: “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Sua articulação reflexiva nos chama a responsabilidade de sermos sujeitos da avaliação crítica da ação que vamos desdobrando na vida que nos faz e se faz, todavia meu temor é que não estejamos fazendo nenhuma coisa nem outra, apenas brincando de ficar na vitrine e sustentar egos.
Tempos, tempos esses, que nos convocam para uma efetiva existência, para uma existência que não nos exime de comprometer-nos com os desafios que “acordaram” se tratando da preservação ambiental.


PARA PAULO FREIRE!

(...)não podemos aprender a nos fazer sujeitos do mais, do SER MAIS, senão escutarmos as árvores, os pássaros, os mil ecos que a Mãe Natureza nos oferta (...)




¹ Acadêmico/ bolsista do Curso de Ciências Biológicas da URI- Campus de Santiago, e-mail:jeferson@urisantiago.br
² Professor especialista do Departamento de Ciências Biológicas da URI- Campus Santiago, e coordenador do projeto, e-mail: profrodrigo@urisantiago.br
Professora mestre do Departamento de Ciências Biológicas da URI- Campus Santiago, e vice-coordenadora do projeto, e-mail: anacristina@urisantiago.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário