terça-feira, 21 de junho de 2011

EU OPTEI POR CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA URI: BIÓLOGO, A PROFISSÃO DOS NOVOS TEMPOS!

Jéferson Martins¹

Rodrigo Dalosto Smolareck²
Ana Cristina Sapper Biermann

          Escolher a profissão que vai desenhar nossa vida não é tarefa fácil. Mentem aqueles que dizem o contrário. Ingressei na URI – Campus de Santiago, no Curso de Ciências Biológicas no vestibular de verão do ano de 2011, logo, estou no  I semestre, aprendendo muito, inclusive sobre a suma importância do profissional biólogo e seus campos de atuação. Uma profissão próspera para esse novo tempo, tanto na compreensão preventiva quanto curativa se tratando do cenário ambiental.
        O Curso de Ciências Biológicas da URI- Campus de Santiago, além dos sete Núcleos de Formação Acadêmica que vão desde o Núcleo da Diversidade Biológica até o Núcleo da Formação Pedagógica , articulam-se com as demais atividades complementares ofertadas totalizando 3.740 horas: carga horária que dá ao egresso condições de exercer a docência em Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, além de constituir habilitação técnica frente ao Conselho Regional de Biologia ( CRBIO) como Biólogo.  
       Minha escolha consciente por cursar Ciências Biológicas na URI- Campus de Santiago é justamente respaldada na sólida formação que nos é ofertada: doutores, mestres e especialistas propõe, de maneira ética e responsável vivências no ensino, na pesquisa e na extensão de maneira a alicerçar os conhecimentos apreendidos em sala de aula.
         Não fugindo a essa discussão vale lembrar que esse projeto é, um projeto de extensão, o qual deu ainda mais “vigor” a esse jornal que aposta em práticas e posturas sustentáveis.
Mas voltando a minha opção de formação cabe lembrar da distinta frase que conheço muito bem: “Biologia, mais que uma profissão, uma opção de vida”.
É nisso que acredito, e os opostos a essa ideia que fiquem bem longe de mim. 




Pense rápido: Qual é a melhor estratégia de sobrevivência descoberta pela espécie humana desde sua origem? E qual a tática que tem garantido a vida longa e próspera para as maiores instituições do Planeta? A resposta é a mesma, nos dois casos: adaptação. Desde que o nomadismo acabou, desde que o escambo deu lugar ao dinheiro, desde que estradas de ferro mudaram o mapa dos países, desde que o homem construiu, navegou e voou, adaptar-se é preciso. E isso vale tanto para a Biologia quanto para o mercado de trabalho.
             De tempos em tempos profissionais – assim como os organismos vivos - precisam reconhecer mudanças no ambiente e adapta-se às transformações que estão por vir , senão poderão serem destruídas por elas.
 ( Michelle Veronese- Jornalista e colunista do site administradores.com.br)





¹ Acadêmico/ bolsista do Curso de Ciências Biológicas da URI- Campus de Santiago, e-mail:jeferson@urisantiago.br
² Professor especialista do Departamento de Ciências Biológicas da URI- Campus Santiago, e coordenador do projeto, e-mail: profrodrigo@urisantiago.br
Professora mestre do Departamento de Ciências Biológicas da URI- Campus Santiago, e vice-coordenadora do projeto, e-mail: anacristina@urisantiago.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário